[Danilo Celso] Referências para criação de repertório para Projeto

Separei algumas referências arquitetônicas de obras existentes e alguns projetos que tomei como referência para o início da concepção do projeto do Teatro Geral e Espaço de Convivência (nome ainda temporário). As referências contemplam alguns aspectos de como imagino o projeto ainda em seus passos iniciais.

Quatro referências de muita importância para o projeto são o Museu de Arte da Pampulha (antigo Cassino) de Oscar Niemeyer. Em especial a fachada independente formando o pilots.

WP_20160822_10_20_00_Pro

 

O prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo de Villanova Artigas. O prédio tem como foco os espaços de convivência, a relação horizontal provocada pela não especificação dos andares e pelos vãos, as aberturas e espaços polivalentes tornam a interação com o espaço mais aberta aos usos.

Predio-da-FAU-Foto-Marcos-Santos-021.jpg

 

Os Anfiteatros gregos em especial o da cidade de Epidauro pela relação intima do entorno com a construção (característica típica da arquitetura grega).

12440346

 

E a sede da Google em Belo Horizonte, por ser um espaço pensado para o conforto máximo de quem trabalha, focando na sociabilidade sem esquecer a produtividade e o estimulo à criatividade;

 

Uma quinta de maior relevância e que contempla todos os aspectos da obra que pretendo realizar é o Centro de Referência da Juventude localizado no centro de Belo Horizonte.IMG_20170410_150844966.jpg

 

Para a praça tomei como referência os projetos de Burle Marx pela flexibilidade e composição paisagística que privilegia o usuário e a fauna brasileira.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s