[Júlia] CENTRO DE CONVIVÊNCIA E RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES

O objetivo é criar um espaço que promova entretenimento, refazimento, e conforto para se discutir e expor ideias relacionadas às diferentes áreas e cursos da universidade.

A conversa com o diretor Maurício levantou reflexões sobre quais aspectos a universidade deve se assemelhar a uma cidade e quais ela deve se diferenciar. Porém, em primeiro lugar é fundamental trata-la como pertencente do meio urbano, e não como algo apartado. Junto a isso, o levantamento feito com os usuários do campus apontou a necessidade de certos serviços presentes na cidade, e que nele estão ausentes. Dentre eles, destacou-se a necessidade de um vestiário junto a um espaço destinado ao cuidado da aparência e recuperaçãodas energias.Muitas pessoas que lá frequentam estão engajadas em várias tarefas na universidade – além das de fora do campus – e não têm tempo para ir à suas casasa fim de descansar e recuperar as energias, ou de se arrumar para o compromisso seguinte.

terreno

Além desse fator, mostrou-se a falta de um espaço que promova interações interdisciplinares e convivência entre estudantes dos diferentes cursos.  E para que isso aconteça espontaneamente deve-se pensar nos estímulos que façam as pessoas se sentirem a vontade para utilizar o lugar. Considerando que o terreno está perto do Restaurante Setorial I – que já é um polo de atração entre os frequentadores do campus – a criação de um espaço confortável provavelmente vai manter as pessoas nessa região, e fazer com que se sintam a vontade para descansar e continuar interagindo com as pessoas que utilizam o restaurante universitário.

Considerando isso, escolho a área demarcada na imagem que, além de estar mais próxima ao RU, apresenta certa estabilidade topográfica, evitando que se façam muitas alterações no terreno. Existe uma inclinação que pode proporcionar uma vista da paisagem interessante.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s