Ponto de Observação Celeste

RenderPOC

Após algumas entrevistas com alunos da UFMG a respeito do terreno que sediará a Escola de Arquitetura, diferentes demandas da microrregião foram levantadas. A maior necessidade apresentada foi a de um espaço de convivência, seguido por áreas para estudar, além disso, as entrevistas mostraram, também, a demanda por preservar algumas características existentes no local: deveria ser mantida a paisagem arbórea e a particularidade do terreno de abrigar práticas coletivas (ex: Na Tora; recepção de calouros). Não menos importante, espaços para relaxar e uma configuração do objeto arquitetônico que proporcionasse maior contato com a natureza foram duas outras requisições.

Logo, buscando atender as demandas citadas, o POC surge como um espaço coletivo para práticas astronômicas de observação do céu noturno. Sua infraestrutura conta com espaços para convivência, vista de 360º do campus, e áreas para que alunos desenvolvam seus estudos em contato mais direto com a natureza. Além do mais, há espaços para relaxar e dormir, que à noite tornariam-se, também, acomodações para observar o céu.

A escolha pela atividade ocorreu devido ela possuir um grande potencial agregador de pessoas, motivar o contato do participante com a natureza, além de ser uma prática de caráter noturno, que viabilizaria a movimentação de pessoas na região, em um intervalo de tempo em que o local se encontra ermo. Possibilitando, dessa forma, um uso rotativo e atendendo às necessidades apontadas.

Corte Longitudinal

This slideshow requires JavaScript.

Banner – Ponto de Observação Celeste

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s